quarta-feira, abril 02, 2008

OOXML - barracada da ISO


Muitos de vós saberão o que é a ISO ou p'lo menos já ouviram falar da mesma: a Industry Standards Organization. E hoje foi aprovado mais uma suposta norma. O que tem isso de relevante? Foi uma norma aprovada à força, sem méritos técnicos, com o propósito de manter um controlo monopolista e anti-concorrencial sobre o mercado das suites de Office por parte da Microsoft Corporation.

Compraram lugares nas comissões que davam o voto em muitos países, Portugal incluído nessa lista obviamente, e conseguiram através de táticas moralmente questionáveis a aprovação de um standard que só eles conseguem cumprir, que contém várias formas de fazer a mesma coisa, que contém erros matemáticos e de datas propositadamente... Enfim, a lista é longa e para vós provavelmente não vos dirá nada. E podem sempre perguntar: "que raio tenho eu a ver com isto? em que é que vai influenciar a minha vida?" - de uma forma simples tem única e exclusivamente a ver com liberdade de escolha. De eu poder usar os meus dados num formato único, que todos possam ler e escrever sem restrições. É como se tivesse que usar só um tipo de folhas específico para vos mandar uma carta escrita. Não faz sentido eu ser obrigado a escrever num tipo de folhas de um só tipo. Eu quero poder escrever em qualquer tipo de folha, sem restrições, e quero que qualquer pessoa possa ler essa folha, também sem restrições.
Formatos como o OOXML, que são usados naquela suite de Office que muitos de vós já têm em casa (o Microsoft Office 2007, que obviamente é pirata porque não pagaram os 500 Euros que aquilo custa...), limita-vos a liberdade de troca de informação. Porque se quiserem usar algo da concorrencia não podem enviar ficheiros criados na supra-citada suite... O formato, apesar de ser considerado um standard, só pode ser implementado (de forma a ser útil...) por quem controla o formato - neste caso a Microsoft.

Enfim... É uma questão de liberdade. A ISO vendeu-se. Mais informações aqui, para quem se interessar p'lo tema.

Actualização:
Failure to obtain ISO approval would have put Microsoft at a disadvantage in government software procurement processes which are increasingly mandating or favoring open standards.
Mais informação aqui.

2 comentários:

Miguel Faria disse...

Já tinha ouvido algo distorcido sobre isso...mas agora vejo que é grave...não somos donos de coisa nenhuma com o "belo" do Office 2007...
Abc

Anónimo disse...

Vendidos!!!