segunda-feira, abril 28, 2008

Feriado!

Passou um 25 de Abril sem eu o mencionar aqui, o que é pena de certa forma, mas também não queria cair no lugar comum do costume - o que tenho realmente pena é do significado que tem o 25 de Abril actualmente! As pessoas olham para o 25 de Abril como mais um feriado, divertido para ir à praia, e disfrutar do Sol. Nada de mal aí, mas sinceramente já ninguém quer saber do dia da Liberdade. É mais um feriado, como qualquer outro feriado religioso actual, é fixe porque não se vai trabalhar e dá para umas mini-férias. Fico triste porque devia ser uma altura de verdadeira reflexão e não o é - começam a aparecer partidos (e governantes de alta patente) a desvalorizarem o dia, e o porquê do próprio dia.

Depois há toda uma questão da liberdade, onde ninguém valoriza a que estamos a perder e que poucos vêem? Sinto que estamos a voltar a práticas do tempo da ditadura, mas camufladas por uma espécie de Democracia - onde os actores da dita são tão fraquinhos que me dá vontade de fugir! Ainda o Presidente da República se admira com o facto dos jovens (muitos deles...) não saberem que o PS tem maioria absoluta...

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas tambem ha quem, nao desvalorizando o dia, o deturpa. Houve um ano em que fui a manif, pela Avenida da Liberdade abaixo. De tudo se viu, desde partidos a aproveitarem o momento para cascar na oposicao, a criancas de 5 anos a repetir a lenga-lenga que os pais ou avos lhes disseram em casa. Foi a primeira e ultima vez!
Na passada sexta-feira reflecti sobre a Liberdade. Mas fi-lo ao disfrutar do sol, com sinceridade. Sem me preocupar em mostrar aos outros que o estava a fazer.

Anónimo disse...

Olha que juntar grandes grupos de amigos ao ar livre é uma liberdade que foi readquirida nesse grande dia!
Assim, ao fazermos isso, parece-me que estamos a honrar o dia, a festejar e a valoriza-lo! :)