sábado, novembro 10, 2007

Gravatas

Achei piada à reportagem da RTP ontem à noite sobre os fatos e as gravatas! Nós, os tugas, gostamos muito de gravatas, é sinal de poder e respeito. Eu, pessoalmente, só uso fato e gravata em situações onde realmente não posso fugir. Odeio usar gravata - chamo-lhe babete de seda - é algo que realmente me incomoda.

Mas o que achei mais hilariante foi a entrevista a dois senhores políticos! O Nuno Melo, do CDS/PP diz que usar gravata é sinal de respeito (conservadores... direita...), ao que um senhor do Bloco (não me lembra o nome), dizia que usar gravata/fato não faz a pessoa mais ou menos idónea, sendo esta última a minha opinião.

15 comentários:

SARA TEIXEIRA disse...

Apesar de não me considerar uma pessoa conservadora, tenho que confessar que acho charmoso ver um homem vestido de fato e gravata! Coisa de gaija...;P
De qualquer forma, e reafirmando que não me acho conservadora, em certas ocasiões acho correcto o uso de gravata!
É uma regra de etiqueta, como tantas outras... Que tu muitas vezes respeitas e nem te apercebes...Caso contrário, porque não usas calças de ganga no trabalho?:P
Beijinhos

Anónimo disse...

Concordo com a Sara em tudo... também acho que tem o seu charme ver um homem de fato e gravata! :)

Penso que não é uma questão de idoneidade, mas sim de um costume ou hábito, que não é só nosso, mas mundial. Talvez tenha a sua origem em algum sinal de respeito porque eram as elites ou classes mais abastadas que a usavam.

No nosso tempo, os hábitos já não são bem os mesmos, também porque a nossa sociedade, mais moderna, é também mais activa, e consequentemente, mais prática e informal. De qualquer forma, ainda se mantém e penso que bem, o uso da gravata em determinadas ocasiões mais formais.

almofada de penas disse...

Em embirro cronicamente com o uso institucionalizado do fato e gravata.
Acho que as pessoas o devem usar se se sentirem bem dentro da fatiota, caso contrário, devem vestir-se conforme lhes apetece!
Não acho que demonstre "status" nem que demonstre "competência".
Somos um país de aparências...
Ainda há poucos dias estive num jantar em que o "moderador" autorizou os presentes a despir o casaco ao final de quase 1h de sofrimento por ausência de ar condicionado!!!!
Autorização??
Mas que m**** é esta?
Quem é que esta gente julga que é para "autorizar" ou deixar de autorizar que uma pessoa dispa o casaco quando tem calor????
Mas já estou a fugir ao tema...
Sou contra o fato e gravata, por ser "obrigatório" e por as pessoas se julgarem umas às outras pelas roupas que usam!!

as velas ardem ate ao fim disse...

Tb vi!

Novamente o parecer é mais importante que o ser.


bjo

Anónimo disse...

Eu uso calças de ganga no trabalho e tb uso camisa com as mangas arregaçadas, adoro :D

Anónimo disse...

...e eu já fui com calças rotas pro trabalho...e não me deram outras...

miguel f.

Anónimo disse...

Olá Migarix,

Ai onde trabalhas não sei, mas em muitos empregos por ai, o segredo não é ir com as calças routas, pois não te dão outras!

O segredo (e resulta melhor se fores uma gaja boa) é chegares ao trabalho bem bonita, ires ao pé do chefe e tirares a roupa... Ai vais ver que te dão uma data de coisas, promoções, luvas, roupas, joias, jantares, etc...

Um abraço,
A.

Anónimo disse...

hehe!
tem que ter cuidado para que o babete de seda não se manche com o macarrão do almoço!
E se cai dentro do prato é uma barraca!
Na minha ida à Noruega, apesar de ser Agosto, de manhã não via muita gente de fato e gravata... eram poucos e contavam-se pelos dedos na estação central.
Mas isso não quer dizer nada.
Lembro-me de ver pessoas no atendimento ao público em Londres com piercings e tatuagens, nomeadamente num banco, que não seriam (a meu ver) aceites no nosso pequeno pais.
Aqui a aparência e o paleio à comercial são mais importantes do que as capacidades intelectuais ou a adequação às tarefas!
temos que nos adequar!!

SARA TEIXEIRA disse...

Apesar de concordar com muito do que foi dito aqui, continuo achar charmoso um homem de gravata!!:P E gostos não se discutem...
Quanto ao facto de sermos um país que vive de aparências e regras e etc...
Sei de fonte muito proxima, que uma empresa multinacional (europeia) mas existente em Portugal, recebeu ordens de fora (outras sedes europeias) para ser implementado um "Dress code". A que eu tive acesso... E que prefiro nem comentar o que li... Porque isso sim, talvez seja ridiculo! Portanto, independentemente de estar correcto ou não, não é só em Portugal que estas coisas acontecem...

Anónimo disse...

Pois eu, e mais uma vez, como a Sara, continuo a gostar de ver um homem de fato e gravata, sem interessar muito quando e onde! E, claro que também gosto de ver um homem de calças de ganga!

Mas, detesto homens de calças rotas!... não é por nada, mas não gosto! Ah! e já agora... há muitas mulheres bem bonitas ou "boas" que não precisam de se despir ao pé do chefe para terem promoções ou outras regalias! Caso não saibam, há mulheres mesmo BOAS, fantásticas, excelentes profissionais!... mas sei, que às vezes é dificil alguns homens admitirem isso!

Anónimo disse...

Resposta à Jú:

Pois... Ou isso, ou tem cunhas! Coisa que neste país fica em primeiro lugar. Oa atributos e percursos académicos são analisados sequentemente!

Cumprimentos,
A.

Anónimo disse...

Sim, tens razão em relação às cunhas... mas cunhas existem também com os homens, não é só com as mulheres!

De facto, é verdade que a nossa sociedade vive muito das aparências, mas, como em tudo, há sempre quem pareça ou queira ser o que não é... tanto usando fato e gravata como calça de ganga. Até porque a maioria que usa gravatinha, também usa calças de ganga...

Ricardo Ramalho disse...

Nestes dois últimos dias deixei de vir de camisa, e passei a vir de calças de ganga para o trabalho.

E sinto-me melhor, mais descontraído!

:P

Anónimo disse...

Jú,

parece que afinal conseguimos encontrar os nossos pontos de vista! A nossa sociedade vive de e para as cunhas! Infelizmente é o que temos!

Cumprimentos,
A.

Anónimo disse...

Então e mulheres de gravata...isso sim é o auge do charme!!!