quarta-feira, outubro 18, 2006

Génese vs Resolução

É interessante ver como os nossos medos estão por vezes interligados. E como muitas vezes se resumem a uma só coisa! Várias coisas, que por vezes estão altamente desligadas, estão efectivamente ligadas por uma só coisa: a génese de todos esses medos.

E é também muito interessante que podemos criar um efeito de dominó dentro de nós mesmos ao tentar resolver a génese dos vários problemas. Mas será que o efeito de dominó é real? Se o passado é o que nos fez e condiciona (quem diz o contrário é pura e simplesmente mentiroso...), então o efeito dominó poderá também ele criar colapso em algumas coisas não? Porque muitas coisas dentro de nós deixarão de fazer sentido, inclusivamente hábitos instalados que eram nada mais do que reflexo do problema inicial...

Não me assusta esse efeito... Assusta-me é não resolver o principal problema. Mesmo que até já saiba qual é...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não concordo... Não me parece possível reduzir todos os nossos medos a uma única raíz. Principalmente porque me parece que estes medos são coleccionados ao longo do crescimento e não nascem connosco nem surgem todos juntos de um momento para o outro. Muitos estão certamente relacionados e têm efeitos sinergéticos, mas não me parece que haja uma raíz... talvez mais uma rede. Daí que achar que podem ser todos desmontados a partir de um único ponto me pareça utópico. Mais: acho que muitos dos nossos medos aparecem ligados às nossas qualidades (duas faces da mesma moeda), o que torna complicado apagá-los... resta-nos a opção de saber lidar com eles.