quarta-feira, outubro 18, 2006

Eu gosto tanto de FUD

Bom... Algumas empresas de software também! Isto já foi amplamente passado nos sites do costume (digg e slashdot), mas apetece-me mesmo assim dar uma pequena palavrinha sobre o assunto.

Primeiro que tudo FUD é um acrónimo para "Fear, Uncertainty and Doubt" ou "Medo, Incerteza e Dúvida".

Segundo, o lobby da ISC (Initiative for Software Choice, cujos fundos vêm essencialmente de Redmond) sobre a Comissão Europeia é patético. Andam a morrer de medo que a sector público adopte o Software Livre. Morrem de medo... Acho tudo isto patético.

Pena que em Portugal não se adopte em larga escala medidas de adopção de software livre, no sector público. Vantagens? Vou referir duas! Começando p'lo mais óbvio corte na despesa com licenças. Já que andam aí com problemas de orçamentos, que tal mudar para algo em que não pagam? Mas a maior de todas as vantagens é o controlo sobre o que usam. Todos sabem como funciona e todos podem colaborar e melhorar! Não pertence a nenhuma corporação survedoura de fundos públicos. É bom para todos, acho...

3 comentários:

Anónimo disse...

Essa mudança poderá bater noutro aspecto que é o real problema do nosso secto público sem quer generalizar claro, julgo eu...

É o aspecto da renitência à mudança, o comodismo ganha essa batalha.

Anónimo disse...

The ReactOS® project is dedicated to making Free Software available to everyone by providing a ground-up implementation of a Microsoft Windows® XP compatible operating system. ReactOS aims to achieve complete binary compatibility with both applications and device drivers meant for NT and XP operating systems, by using a similar architecture and providing a complete and equivalent public interface.

Site Oficial: http://www.reactos.org
Download: http://www.reactos.org/en/download.html

File de instalação tem cerca de 17MB...

Ainda está muito "verdinho" mas parece para mim mais um windows freeware edition. Ricardo dá uma vista de olhos, não chega aos calcanhares do Linux, mas está giro!

Ricardo Ramalho disse...

Por acaso já conhecia. E já o experimentei algumas vezes no VMWare... Impressiona-me o que consegue correr já, de facto. :)