quarta-feira, setembro 09, 2009

Snow Leopard - uma semana com o novo SO

Recebi há uns dias atrás a minha cópia da nova versão do Mac OS X 10.6 também conhecida por Snow Leopard. Esta versão foi vendida ao público como uma super-actualização, ou digamos como fundação para algo que virá a seguir, portanto sem novidades de relevo.

Todas a novidades estão relacionadas com a velocidade do sistema operativo e a ligação à "porcaria" do Microsoft Exchange - algo indispensável no mundinho dos gravatinhas.

A minha experiência com o Snow Leopard começou mal. Digo mesmo que começou terrivelmente, mesmo! Algo que nunca vi sequer no mundo Windows... Quando recebi a caixa do Snow Leopard fui ao nosso amigo Google e procurei por incompatibilidades e coisas para ter atenção aquando do upgrade. Fiz um clone do meu disco de sistema para um disco externo, além de actualizar o backup do time capsule, só para ter certeza que não iria perder nada. Devia estar a adivinhar algo!

Fiz também backups das directorias /home na minha partição de Linux do iMac.

Quando iniciei o processo de instalação do Snow Leopard, este recusou-se a instalar. Não dava erro, simplesmente queixou-se a dizer que era impossível instalar no meu disco de sistema, ao que fui consultar os logs. Diziam que o partition map era inválido, o que achei estranho. Apaguei a instalação do rEFIt (um bootloader para EFI, que substitui a BIOS de um PC normal), pensei que fosse esse o problema, mas continuou a queixar-se do mesmo. Experimentei fazer boot do DVD do Snow Leopard, para começar a instalação através dele, e não através do Leopard antigo. Aí aconteceu algo que acho inadmissível! Quando selecciono a partição para fazer a instalação, ele dá o mesmo erro. Nos logs já não aparecia o invalid partition map, mas a instalação não prosseguiu. Tentei mais um reboot e não tinha partições no disco!

Fiz uma instalação de raíz e fui buscar as aplicações e settings aos backups, coisa que felizmente o instalador fez extremamente bem. Há que referir isso. Quando fiz o primeiro boot do Snow Leopard tinha o mesmo ambiente de trabalho que antigamente com todas as minhas preferências a funcionar correctamente. Infelizmente rebentou-me com a partição de Linux, que caso não tivesse feito backup tudo teria perdido...

Actualizei alguns programas que sabia de antemão incompatíveis (Menu Meters e Growl por exemplo), e comecei logo a reparar na melhor coisa que este sistema tem de novo. Velocidade! É muito mais rápido que o anterior, as aplicações abrem muito mais rápido, a aplicação de e-mail não tem os problemas que tinha com o IMAP do gmail, enfim... É essa a grande novidade. Velocidade, velocidade e mais velocidade. Claro que tem outras coisas novas, como o QuickTime X, ou o facto de ser grande parte do sistema operativo a 64-bit, mas isso é relegado para os detalhes. Muito pouco muda para quem vem do Leopard original. Só mesmo o "detalhe" que é a noção de velocidade quando se usa este novo Snow Leopard.

Estou satisfeito com o upgrade, mas podia ter começado bem melhor! Para um teste a sério ao OS X 10.6, ler o teste do John Siracusa no Ars Technica. Vale bem o tempo!

Sem comentários: