segunda-feira, outubro 02, 2006

Alternativa

Todos sabem que não sou grande adepto da Micro$oft! Nunca fui, e sempre andei à procura de alternativas viáveis.

Para mim já as uso, e não tenho uma instalação nativa do Windows em minha casa. Tenho um VMWare Server a correr o Windows 2003, porque por vezes preciso de trabalhar em casa. Mas não o uso para nada que seja realmente meu, e fora do ambito do trabalho.

E, muito sinceramente, não lhe sinto a falta! Não vou estar aqui a explicar o que ganhei ou perdi porque isso normalmente é uma discussão de cegos... E porque carga de água estou a falar disto no meu blog? Porque agora, têm um guia mais ou menos simples (para gente entendida no assunto...), de experimentar com alguma segunrança o meu SO de eleição num normal PC: o Mac OS X da Apple. Se quiserem experimentar, mesmo a última versão, leiam isto. Aviso já que usar o Mac OS X numa máquina não Apple é ilegal, mas também para quem usa o Windows ilegal e tudo o resto ilegal também não irá fazer grande diferença não é verdade?...

Depois de experimentarem, e provavelmente de gostarem, comprem um Mac no vosso próximo upgrade... :) Se acharem que Mac não é para vocês, experimentem alternativas! Têm o Linux (com alguns dos seus vários flavours, nomeadamente o Fedora e Ubuntu), e o FreeBSD na sua variante PC-BSD.

Simplesmente experimentem! Não sejam adeptos de mono-culturas! Essencialmente tentem conhecer e informem-se (muitas vezes antes de falarem...). Pode ser que aprendam algo no processo... Não vejam o mundo da informática como um mundo só com uma marca! Imaginem um mundo onde só existem Fiat's. Era tudo igual e era tudo uma granda seca. Existem opções e isso permite uma coisa chamada "escolha". É bom para todos.

5 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Eu não te queria dizer isto assim mas TU NAO ESTAS BEM!

Alguem que se preocupa.

Anónimo disse...

Nem eu sou muito adepto, mas as evidências têm destas coisas, senão vê no meu trabalho uso tudo o que é Microsoft (desde as ferramentas do Office até às aplicações de desenvolvimento, seja VB, ou .Net, etc...). Não sentir a falta é como não precisar ou gostar de algo, logo compreendo-te perfeitamente...

Relativamente ao SO da Mac OS X (apple) não conheço para fazer juízos, contudo deixou "a pulga atrás da orelha" para qualquer dia efectuar a sua instalação.
No meu caso tenho instalado no meu Portatil (o habitual, Windows XP) e no meu Desktop (a alternativa, neste caso o Ubuntu, um flavour muito bom e de fácil instalação e configuração, recomendo a quem quiser entrar no mundo do Linux).

Por vezes, a "escolha" acontece quando há necessidade de encontrar uma alternativa por diversos factores, e haverá essa necessidade quando as coisas estão bem?!...

Ricardo Ramalho disse...

Eu tou-me muito sinceramente a borrifar para as pseudo-evidencias. Em Portugal (e no resto do mundo) vive-se uma quase monocultura informática. Sim, eu também sou obrigado a usar Microsoft no meu dia-a-dia porque alguém decidiu isso... Aqui nem se paga provavelmente porque a sede da dita em Portugal é aqui neste concelho...

Agora a pergunta é: as coisas estão bem? Achas mesmo que as coisas estão bem? Eu, na minha humilde opinião, acho muito sinceramente que não. Além de que odeio coisas a mono. Quando veio a cor, veio a novidade, vieram mais oportunidades.

E é também por uma questão política: os standards não podem estar no controlo das organizações. Nós, como pessoas, como membros do estado, devemos ter o nosso controlo dos standards. As organizações que ganhem lá o delas, mas que deixem a interoperabilidade entre sistemas realmente funcionar. E os monopólios não deixam que isso aconteça...

Enfim... Por isto tudo, venham todas as alternativas! Todas!

Anónimo disse...

E gajas?

Depois de experimentarem, e provavelmente de gostarem, engatem uma RUIVA no vosso próximo upgrade... :) Se acharem que a RUIVA não é para vocês, experimentem alternativas! Têm as LOIRAS (com alguns dos seus vários flavours, nomeadamente a Pamela), e as MORENAS ondem existem mtas variantes.

Experimentem vão ver que vão aprender!! :)

Anónimo disse...

LOLLLL to Jack The Black

PS: Ricardo, não vais mudar o Mundo... já é um começo fazer a nível pessoal, mas o que influencia isto tudo é o Dolar ou €uro.