terça-feira, maio 15, 2007

Ai ai o desespero!

Quando uma empresa começa a recorrer à guerra de patentes para tentar vencer as suas concorrentes, é sinal que algo vai mal. Basta olhar para o caso SCO, como um exemplo do jogo sujo de quem está claramente desesperado.

Agora, os senhores de Redmond querem fazer valer um jogo de patentes, com declarações onde afirmam que o software livre quebra mais de 230 patentes deles. Quando lhes é pedido que mostrem quais (detalhadamente, como é óbvio! Só assim se rebate!), eles esquivam-se e dizem "30 destas, 40 daquelas", como se isso fosse válido para alguma coisa.

Cá na Europa, estes jogos não nos afectam de forma alguma porque as patentes sobre software não são permitidas, felizmente. Vou esperar o comunicado da ANSOL.

Ai o desespero...

Update: Vejam o comentário do CEO da Sun acerca deste assunto. Resume bem o assunto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Coitado do Bill e do Steve (que já vi muito bem descrito algures como um "Bush cafeinado"): como o Vista não correu como queriam, têm de recorrer ao FUD para impedir que mais utilizadores migrem para o admirável mundo livre. É tão ridículo que até dói…

Zé Pires disse...

Eles não terão condições para avançar de facto para litígio - se isso *realmente* alguma vez acontecesse, terias de certeza a Apple ou a IBM a caírem-lhes em cima - quantas patentes violou a Microsoft ao longo do tempo desde que criou o Windows?

A ideia é sim meter, na minha opinião, FUD suficiente para conseguir mais uns acordos tipo Novell ou então retirar a entrada de novos utilizadores - o 'target' aí não é o 'software' live mas sim os possíveis novos utilizadores.