segunda-feira, dezembro 18, 2006

O Patrão Global

Essa figura... Alguém a conhece? Alguém tem noção de quem é na realidade o Patrão Global? São as Mega-Corps, sem sede, sem nome, muitas vezes sem rosto. Talvez essas Mega-Corps sejam o Patrão Global! Vivemos num mundo de competição, que nunca ninguém perguntou se essa competição é positiva ou para quem é que é positiva...

Neste caso interessa-me a imagem transmitida e a imagem real. A transmitida é a que todos conhecemos, com aquela imagem de pseudo-sucesso, a que todas as campanhas de marketing recorrem. Fazem-nos sentir nessa dita Aldeia Global! O problema está na imagem real... Para mim a imagem que aqui incluo (de Angel Boligan) diz quase tudo o que sinto sobre a real Globalização. Não é a Globalização dos Telejornais! Essa não existe! Aquela Globalização que aproximaria todos os povos, aquela que não explora uns povos para outros ficarem com melhores níveis de vida, que valoriza o saber global em detrimento do saber só de alguns... Enfim, a real igualdade. Uma Utopia? Sim, provavelmente; mas não me faz deixar de sonhar por ser uma Utopia.

A actual Globalização é dominada por aqueles que vestem o casaco da boa Globalização para se encherem do que todos nós sabemos... Mais dinheiro sem darem de volta o verdadeiro contributo à sociedade. E ninguém sabe quem são!

Temos pena...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu conhecia estas Mega-Corps como OFF-SHORES, vamos criar uma empresa dessas?!... :)