terça-feira, novembro 14, 2006

Sindicatos

Estas entidades são necessárias, porque servem de contra-poder e de balanço ao lobbie dos patrões em geral. Nestes aspectos, são de facto importantes.

A minha questão é: cumprem a sua função? As duas maiores confederações sindicais (UGT e CGTP), dão um aspecto que me parece um pouco gasto. As pessoas são sempre as mesmas, as guerras e as palavras são sempre as mesmas. Todas as ideias são más, tudo é conspiração contra os trabalhadores; parece que estão ali a defender a sua capelinha e não a pensar como um todo do qual eles também fazem parte.

E digo isto, porque os sindicatos fazem falta, mas fazem falta com outra atitude, com outras pessoas, com outra forma de estar! Uma forma de estar que saiba ser parte da solução invocando os interesses de quem eles representam; mas sempre de uma forma responsável, e não com ressabiamentos vindos de outros tempos. Deviam mudar as pessoas, para as outras pessoas perceberem o ambiente de mudança, de forma a haver vontade de mudar.

Eu não estou contra os sindicatos e muitas vezes até estou de acordo com o conteúdo! Mas é a forma, que raios! Não é a remar contra uma maré que lá vamos... É torneando a questão, é arranjando compromissos, é fazendo investimentos. E, desculpem-me a sinceridade, os sindicatos têm falhado completamente na parte de saber fazer compromissos. Não é vender a alma ao Diabo, é simplesmente aceitar o mau temporariamente, como forma de chegar ao bom mais tarde. É a travessia do deserto, que todos nós precisamos neste país... E não, não estou a falar do déficit... Estou mesmo a falar de mudanças de mentalidade e postura. Daí a travessia do deserto!

Mudem o Carvalho da Silva que está caquético! Mudem o João Proença, que está lá desde que o Torres Couto saiu! Mudem, por amor de Deus, e mudem para melhor porque a malta merece melhor! Merece uma voz activa, interventiva, combativa mas não caquética e inflexível. Com isto não digo que tenham uma voz fraca, nada disso! Falo é de verdadeiro carisma e poder negocial; de certeza que há alguém nas vossas fileiras!

Mas por favor... Não se deixem ficar no século passado, porque fazem realmente falta!

3 comentários:

Anónimo disse...

Só a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional) dão esse aspecto de usados, então repara na nossa classe política!

Agora já começa aparecer alguns independentes e bons técnicos, mas ainda falta muito para recuperar uma imagem saudável.

Obviamente que os Sindicatos num País como o nosso, democrático, são importantes e essenciais para fazerem de porta-voz entre o Governo e a Classe trabalhadora, no entanto referiste um aspecto que está a envolver isto tudo, a mentalidade do Português, pois é... é muito dificil mudar uma Mentalidade de um povo, então do nosso, cruzes credo!! ;)

as velas ardem ate ao fim disse...

Mudemos de país?

butes?


bjinhos

Anónimo disse...

A revolta começa a fomentar no coração do povo! Levezinho, devagarinho, mas qualquer dia explode! Tudo tem um limite! (acho que nem eu acredito nisto que escrevi).

A questão que se me levanta ao pensar mudar de país é a seguinte:

Será que eu já fiz alguma coisa para esta inercia mudar? Já "lutei" activamente pelos meus (e de todos) direitos sociais? Será que não faço parte desta multidão que se deixa conduzir infinitamente numa massa pestilenta até ao conformismo ou à depressão?

Se eu não contribuo efectivamente para a mudança, porque hei-de sair raivosa? Tenho "direito" a isso?

Cada vez acredito menos... em tudo...
Que venham novos dirigentes, ao menos para nos esperançar de que um dia vamos conseguir dar a volta à coisa...