quarta-feira, setembro 21, 2005

Boas Ideias

Por vezes vemos pilhas de problemas, sem vislumbrar uma solução para os mesmos, quando existem soluções (a)normalmente simples! Começamos a pensar e temos grandes esquemas para solucionar as questões... Muitas vezes arranjamos grandes confusões, quando a solução está ali, simples e concreta!

Porque falo nisto? Por duas coisas, nada relacionadas! Simplesmente porque ambas são relativamente simples, e porque podem resolver muitos problemas! Só mesmo por isso! Pela mais pura simplicidade. :)

Uma das coisas, foi ver num noticiário, que através de um programa piloto, iam alojar jovens universitários (deslocados) em casa de idosos que vivem sós. Isto é uma ideia estupidamente simples! Resolvem-se dois problemas de uma vez só, porque se dá alojamento aos jovens deslocados que vêm estudar, e esses jovens acabam por resolver outro problema que é o da solidão dos velhotes! Porque raio nunca ninguém se lembrou disto? É tão simples! E tão simples de implementar... Parabéns a quem teve esta ideia!

Outra ideia, que achei extremamente simples, foi ouvir no telejornal que o governo tem a intenção de ter um "gestor de conta" para os utentes do estado. Da mesma maneira que temos num banco. Uma pessoa responsável pelos nossos assuntos com o estado. Isto pode ser excelente! As pessoas podem assim ter alguém a quem perguntar tudo, de uma forma centralizada, sem grandes confusões! Porque raio nunca ninguém se lembrou disto antes??? Bom, resta saber se vai para a frente... Mas, independentemente disso, é uma excelente ideia, acho.

Porquê complicar, quando podemos simplificar?...

5 comentários:

Anónimo disse...

As soluções simples por vezes acarretam problemas mais complicados à posteriori.

1. Pergunto-te se, como estudante universitário, querias ter horas para chegar a casa e uns velhotes (sem ser familia) a controlar-te...
"A ideia é bonita, e quem é o crápula que não tem pena dos velhotinhos?", mas eu, sinceramente, não queria viver nessa situação.

2. Quem é que iria aceitar ir para casa dos velhos? Pois, os recém-chegados, putos do primeiro ano, que no ano a seguir concerteza se escapuliam para uma casa c outros estudantes, muito mais interessante (sao sempre os caloiros que alugam as casas piores...). E isto dá que todos os anos entram pela casa dos velhos novos estudantes, uns melhores outros piores, haverá sempre periodo de adaptação, etc, etc...

3. Movimento a mais para os idosos - deixem-nos em paz, coitados

4. Se o estudante não for uma espécie de "Madre Teresa" (e não digo k isto corresse muito bem com algumas pessoas) pode não aguentar e desistir logo no primeiro ano. Qual é o apoio que tem numa casa de idosos?

5. Só os idosos mais chatos, aqueles que querem alguem para falar aceitarão meter estranhos em casa.

6. Acredito nos centros sociais bem desenhados!

Ricardo Ramalho disse...

Obviamente, não é solução aplicável a todos os estudantes universitários! Provavelmente não será à maioria... Mas concerteza existirá sempre uma minoria onde será aplicável. E é essa a parte que interessa! Resolvem-se problemas.

Este programa tem um processo de acompanhamento em que muitos velhotes e estudantes simplesmente não encaixam.

Anónimo disse...

Seria optimo que não existissem tantos jovens a pensar como eu, talvez arranjasse emprego mais facilmente... (esquece, isto é parvoice).
Mas sinceramente, eu não quero que o programa falhe, prefiro mesmo que resulte! O que eu referi é a minha opinião e, infelizmente, penso que me enquadro um pouco no senso comum...
O que eu acho é que não é uma ideia assim tão excelente visto que servirá apenas uma minoria e é impossivel de generalizar, no sentido de resolver um problema tao vasto.
Talvez tenha sido um pouco bruta no modo de escrever, talvez devido às horas de discussão passadas sobre os programas dos centros sociais - "a creche ao pé dos idosos", "um avôzinho para quem nunca teve"... (tudo ideias excelentes, se se tiverem em conta as incompatibilidades e se souber lidar bem com elas) ou talvez outra coisa qualquer - estou farta de ideias pequeninas, que servem os interesses pequenos, a mudança tem que ser realista. Grão a grão enche a galinha o papo e é assim que nós somos: acomodados, enchemo-nos com pouco.
Não sei se a experiência está a resultar, espero que sim, gostava muito de saber o numero de pessoas que a está a viver!
A juventude não está perdida! :D

Anónimo disse...

É verdade que nos "contentamos com pouco"! Mas, será que para uma pessoa de 70 anos, que vive sozinha, TER COMPANHIA "é pouco"? Alguém anda a ver mal as coisas!!!

Anónimo disse...

"A pior das mentiras é a verdade ligeiramente deformada" ;D

Eu nunca referi que para "UMA pessoa de 70 anos, que vive sozinha, TER COMPANHIA "é pouco"!".
Digo é que UMA pessoa em muitas é pouco!
Aliás actualmente com 70 anos não se é idoso: a reforma mais dia menos dia passa para essa idade (tom irónico - não concordo, que fique bem claro).

Não concordo com elitismos nem politicas para minorias, geralmente quem realmente precisa não é abrangido.

Por outro lado, e aderindo à moda de dizer mal da função publica (também não acho muito "cool", mas há que experimentar): talvez no processo de acompanhamento se dê trabalho a muito boa gente que não tinha nada para fazer.

E porque é que o pessoal que sai às 16h30 do trabalho não dispensa uma horita, todos os dias da semana, passando a sair às 17h30) em casa de um idoso ou num centro de dia ou mesmo num lar, numa de fazer companhia? Seriam minutos de ouro para os idosos. E com a quantidade de pessoas que existem nessa situação (a sair cedo), resolvia-se parte do problema da solidão dos idosos de maneira bem mais eficaz e GLOBAL do que com uns poucos estudantes.
Além de que são pessoas mais conscientes e instruídas!

Agora digam-me se esta solução não é boa? Espero que concordem com a minha ideia e a coloquem em prática - é ou não é simples? :D