Agora até já as tempestades aumentam o preço do petróleo a nível mundial... Que bonito! Um destes dias matam uma mosca no deserto do Sahara e o preço do petróleo aumenta... Desde a crise petrolífera dos anos 70 que se fala muito em alternativas ao petróleo, mas muito pouco foi feito de facto.
Os barcos e aviões dependem do petróleo para alimentarem os seus "famintos" motores, muitas centrais de produção de energia dependem do petróleo, para termos luz em nossas casas, os automóveis nem se fala! E para muitas outras coisas que nem damos conta, o petróleo acaba por ser essencial. Há que pensar em alternativas, e trazer as mesmas para o mercado, competindo e substituindo a pouco e pouco o petróleo.
Na indústria automóvel reina "alguma" hipocrisia. Os técnicos da BMW têm há largos anos um certo 750h no laboratório, a funcionar com um motor de explosão interna a... hidrogénio! Segundo eles com alguma fiabilidade... Quer dizer que poderia ser eventualmente possível fazer conversão dos actuais motores a gasolina para funcionarem a hidrogénio? P'los vistos até seria possível... Mas isto foi só um exemplo! Muitos fabricantes têm coisas feitas nessa área... Mas quase sem produtos no mercado à excepção da Honda e da Toyota, que lançaram uma coisa que eles chamaram de híbridos...
Provavelmente existe a tecnologia, ou parte dela, para nos irmos livrando do petróleo... Mas as máfias da OPEP não vão deixar... Afinal de contas os sultões têm que ter dinheiro para alimentar as guerras santas e outras trapalhadas afins...
Até ao fim do ano vamos ter gasolina a 1,4€... Dizia um daqueles jornais cor-de-rosa da nossa praça...
Também poderia escrever muito mais sobre o assunto, mas daqui a pouco volto ao trabalho, após duas semanas de férias... Depois escrevo um Petróleo II, ou então vocês desenvolvem o tema nos comentários! ;)
Os barcos e aviões dependem do petróleo para alimentarem os seus "famintos" motores, muitas centrais de produção de energia dependem do petróleo, para termos luz em nossas casas, os automóveis nem se fala! E para muitas outras coisas que nem damos conta, o petróleo acaba por ser essencial. Há que pensar em alternativas, e trazer as mesmas para o mercado, competindo e substituindo a pouco e pouco o petróleo.
Na indústria automóvel reina "alguma" hipocrisia. Os técnicos da BMW têm há largos anos um certo 750h no laboratório, a funcionar com um motor de explosão interna a... hidrogénio! Segundo eles com alguma fiabilidade... Quer dizer que poderia ser eventualmente possível fazer conversão dos actuais motores a gasolina para funcionarem a hidrogénio? P'los vistos até seria possível... Mas isto foi só um exemplo! Muitos fabricantes têm coisas feitas nessa área... Mas quase sem produtos no mercado à excepção da Honda e da Toyota, que lançaram uma coisa que eles chamaram de híbridos...
Provavelmente existe a tecnologia, ou parte dela, para nos irmos livrando do petróleo... Mas as máfias da OPEP não vão deixar... Afinal de contas os sultões têm que ter dinheiro para alimentar as guerras santas e outras trapalhadas afins...
Até ao fim do ano vamos ter gasolina a 1,4€... Dizia um daqueles jornais cor-de-rosa da nossa praça...
Também poderia escrever muito mais sobre o assunto, mas daqui a pouco volto ao trabalho, após duas semanas de férias... Depois escrevo um Petróleo II, ou então vocês desenvolvem o tema nos comentários! ;)
11 comentários:
Aqui esta a $3 o galao. Eeeek!!
Se fores ao Brasil a uma bomba de gasolina ves, gasolina, gasoleo, e alcool. That's different.
Lucky me, que o meu carro n gasta assim tanta gasolina, cof, cof =P
Sim, é possível migrares os motores actuais para energias alternativas não/pouco poluentes. Agora, apresento-te os seguintes problemas:
- como vais obrigar os 100000000 (pode ser q falte algures uns zeros pelo caminho) de veículos automóveis a serem migrados ou, se não for possível, onde vais pôr a sucata deles?
- neste momento, qual é o rácio de bombas de gasolina / bombas com GPL/electricidade/whatsoever existente nos vários países?
- do ponto de vista económico, os custos de criação em larga escala e migração de motores antigos para novos já são suportáveis?
Eu sou totalmente a favor de uma mudança para energias alternativas (não só para veículos automóveis mas para todo e qualquer dispositivo que actualmente funcione com combustíveis fósseis - inclusive centrais eléctricas); agora, o caminho a percorrer ainda é grande e vê-se pouca estratégia nesse sentido.
Zé Pires, voto em ti qd te candidatares a PM ;))
Pipas
O petróleo está no centro de tudo aquilo que se consome à face da terra, desde o gás, à gasolina,electricidade, aos plásticos, etc. e como é um recurso natural, factores de carácter temporal tb fazem oscilar o mercado petrolífero.
Com o consumo bastante acelerado do petróleo,cada vez se fala e se alerta mais para o perigo da escassez e esgotamento deste recurso.Estima-se mesmo,(ouvi no outro dia na SIC notícias)tendo em conta o actual ritmo de exploração petrolífera e se a procura não diminuir, que as reservas existentes ficarão esgotadas nos próximos 45 anos, ou seja, até ao ano 2048.Daí que é mais que prioritário, explorar e estudar ao máximo as fontes de energia alternativas (vento, sol, mares...)e as tecnologias capazes de as utilizar, senão o fizermos, e da melhor forma a curto e médio prazo,viveremos uma situação muito grave!
Agora, é em cerca de 43 anos mais ou menos porque, quando falaram na SIC notícias, as previsões tinham sido feitas em 2003(fica exclarecido o engano na contagem).*
sorry...esclarecido*
Oh zé... resolvo-te ja alguns problemas:
- Diesel: Substitui-se por Biodiesel. Não necessita de alterações nos motores, e pode ser misturado com Diesel convencional. Inclusivé podes introduzir no mercado misturas com x% de bio e x% de normal para fazer a transição.
- Gasolina. Substituis por gasolina E15 ou E20 (15% ou 20% de etanol) sempre polui menos, e não precisas de alterar nada no motor. Entretanto vais introduzindo E85 (85% etanol) e E100 (100% etanol). E85 serve em carros novos que se adaptam a diferentes tipos de combustivel. Os americanos ja teem disto...
Para E100, são precisas pequenas alterações no motor
Claro que convinha que se usasse bio-etanol para isto... :p
O etanol, só por si, tem a vantagem de poluir menos, mas se fosse de origem biologica seria tb. um combustivel renovavel...
Para os interessados na materia, procurem na wikipedia
Pois moreira, as soluções parecem-me aceitáveis, agora só vejo isso a ser viável quando todos os carros a suportar E85 ou E100 (para gasolina) ou bio-diesel.
Já agora só uma dúvida (IANAC - I Am Not A Chemist): o processo de fabrico de biodiesel é eficiente(ou seja, qual a percentagem efectiva aproximada que consegues aproveitar das matérias-primas para o combustível).
Pessoalmente, para o caso de Portugal, acho cómico (para não dizer dramático) que somos dos países mais abençoados com recursos naturais (água - 850 km de costa e vários rios - e sol - dos países com maior período de insulação da Europa, já para não falar de vento), e praticamente não ouço falar de parques eólicos e solares, bem como a percentagem de centrais dependentes de combustíveis fósseis face às centrais hidroeléctricas.
Ok, just my 2 cents for today...
Há aí uns problemas.
- Por exemplo no alcóol, só é rentável porque no Brasil há excesso de produção de açúcar. Em si o processo consome mais energia, do que aquela que se retira.
- O hidrogénio é muito bonito, mas só como vector, i.e. forma de armazenamento de energia. Mas tem dois grandes problemas: um, já aqui falado, que o custo da conversão e construção da infra-estrutura de distribuição do hidrogénio é astronómico. O segundo é que, como disse, o hidrogénio é um meio de guardar energia. E se bem que vem da água, que há aos pontapés, é preciso separar o Hidrogénio do Oxigénio: e como é isso feito hoje: utilizando gás natural! Ou seja, o problema é ainda o mesmo.
- Quanto às reservas de petróleo, alguém disse aqui que acabam daqui a 45 anos. Podem ser 45, 25, ou 195. A questão não é quando chegarmos à última gota; a questão é quando chegarmos ao pico de produção. Se se olhar para uma curva de extração de petróleo dum poço ela tem assim uma forma de montanha. Ora assim que se chegar ao cume, chegámos ao nível máximo de extracção. Passando isto para o cenário global, quando chegarmos ao pico de produção mundial, a partir daí, passamos a não poder aumentar o número de barris que se extraem por dia. E como toda a gente sabe, o consumo aumenta de dia para dia: só assim há crescimento económico. Ou seja, o pico significa, quase, o fim do crescimento económico, logo estagnação e depois recessão.
Há quem diga que o pico ou está aí a chegar ou já está mesmo cá.
A verdade é que de há quatro anos para cá o preço tem vindo a aumentar mais depressa que linearmente: mais que duplicou.
É que o preço só sobe quando há escassez, ou se pensa que dentro em breve haverá escassez. Para já os analistas dizem que não há escassez, mas só receio de escassez. Será verdade?
Há quanto tempo dura esta crise internacional? Será que tem alguma coisa a haver? E a presença americana no Iraque, a guerra que Dick Cheney disse aos americanos, que eles já não iriam ver o fim?
A grande questão é que já que ainda não há alternativa viável, se deveria mudar rapidamente a política de consumo (desperdício) energético para retardar esse pico tempo suficiente para arranjarmos a alternativa.
Recomendo que vejam o "End of Suburbia" e o "Oil Storm".
Só mais duas coisas:
- somos dos países que mais recorre à energia hidroeléctrica, vulgo barragens. Cerca de 25% da nossa energia vem daí (excepto da brutalidade que é o Alqueva!). Mas as barragens têm custos ambientais grandes e em anos como o presente as coisas são muito complicadas.
- Quanto à energia eólica há cada vez mais parques a serem construídos, mas ainda têm o problema de quase todas as energias renováveis: são caros, de fraca potência, mas sobretudo, não suportam picos de consumo.
Não te esqueças que a zona afectada pela tempestade possui inumeras plataformas petroliferas que estarão paradas por tempo indefenido...
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