quarta-feira, julho 13, 2005

Fútil?

Adjectivo 2 géneros
1. que tem pouco ou nenhum valor; insignificante; vão;
2. que dá muita importância a coisa inúteis, superficiais ou sem valor; leviano; frívolo; pouco profundo;
(Do lat. futìle-, «id.»)
Quando estou no café à espera da minha tribo (termo carinhoso que uma amiga minha dá ao meu grupo de amigos), costumo ficar a ver o que se passa à minha volta, nomeadamente ouvindo as conversas nas outras mesas. É sempre interessante ver do que as outras tribos falam. Até pode ser que saia algo interessante, nunca se sabe... Mas por vezes apanha-se cada conversa... Pessoas a falarem largos minutos sobre... banalidades! Sejam quais forem, são coisas de facto insignificantes. Eu disse largos minutos?... Pois! Se calhar é mesmo noites inteiras!! Juro que me mexe com os nervos como é que alguém consegue estar horas a falar de [escolham o vosso tema fútil favorito].

Claro que, como está aqui na descrição da Porto Editora, futilidade é associado a inutilidade, é relevar o que é irrelevante. Mas também pode ter a ver com o que cada um de nós pode achar irrelevante. Mas devem haver coisas universalmente fúteis. Como o status social ou outras tretas assim... Típicas de quem tem uma mente no Séc. XIX ou algo parecido. E as conversas do diz-que-disse.... Sei lá! Tanta coisa!

Citando um daqueles cromos da bola: "Vocês sabem do eu estou a falar!!"

Infelizmente cada vez mais reparo nesse tipo de pessoas! E há tantas! Talvez esta futilidade seja consequencia do egoísmo atroz em que nós estamos embrulhados a nível social. Tudo sempre a olhar para o seu umbigo. Será que essas pessoas se ouvem a si próprias falar e fazem um certo juízo de valor sobre o que dizem? Eu acho que não, a avaliar p'lo tipo de conversas que vou ouvindo no dia-a-dia...

Enfim... Acho que perceberam a ideia...

9 comentários:

Anónimo disse...

"Infelizmente cada vez mais reparo nesse tipo de pessoas"...Ah é? E reparas como?

O grave problema desse tipo de pessoas, é desconhecerem o significado da palavra fútil que tu, e muito bem, finalmente lhes explicaste. Pena que não hajam muitos betos a ler o teu blog. Mas duvido que assimilassem algo, porque o seu processamento de dados bloqueou com excesso de banhos de espuma.

Não há CPU que aguente!!!

Tema fútil favorito: conversa da treta
Beijo ;)

Anónimo disse...

Compreendi até muito bem...
OLHEM PARA OUTROS UMBIGOS! TODOS ELES SÃO ESPECIAIS DE ALGUMA FORMA!

Anónimo disse...

Understand, meu caro Watson!!!

Anónimo disse...

A futilidade existe e sempre existiu.Mas, na minha opinião,esta tem tendência a aumentar nos países ou sociedades menos desenvolvidas, onde a crise económica, social(educação, justiça, cultura, emprego) e política é mais acentuada.

Este tipo de sociedades,onde Portugal está incluído, valoriza e incrementa o consumo dos chamados bens de luxo, valoriza de forma exagerada a imagem, as marcas,e tudo aquilo que é fácil, superficial e inútil para o VERDADEIRO desenvolvimento de um país.

O crescimento, evolução e desenvolvimento de um país e do seu povo "mede-se", "vê-se"ou "julga-se" pelo seu nível socio-económico e cultural(principalmente a educação)e não pela oferta exagerada e imagem falsa que transmite.

Anónimo disse...

Não seria um pouco desagrádável desatarmos a olhar para outros umbigos? E se a moda pega?

BETO'S FASHION
signed by Maria

Eu....cradora de moda?
Não, impressão vossa, a psicologia já me chega.

Anónimo disse...

Lala:

Achas então, que a nossa sociedade é uma das mais desenvolvidas?!...será isso??

Não é mau viver,TAMBÉM,na era da imagem...o que é mau, para mim, claro,é viver na era da imagem sem conteúdo, falsa e com apenas um propósito: vender!

Claro que a futilidade pode ser um excelente catalizador emocional!...quem não gosta de fazer compras ou ter uma conversinha da treta de vez em quando?? mas,o nosso estado emocional depende, principalmente de coisas bem mais concretas e importantes como as que já mencionei(ver comment anterior)pois sem elas não há futilidades que te valham!!

Anónimo disse...

eu gosto de umbigos... serei futil ? :>

Anónimo disse...

eu gosto de umbigos... serei futil ? :>

Cg com piercings ou sem?!...

;)

Anónimo disse...

Ainda não percebi qual a cena de falar tanto em futilidades!?!?

Só me faz lembrar aqueles que só criticam e não dão soluções.

Por falar em soluções, hj queres ver Toranja no casino?