quarta-feira, julho 20, 2005

Café depois de jantar com música brasileira

Eu sou daquelas pessoas que detesta jantar e já estar de pijama! Preparado para o dia seguinte quando o actual dia ainda não acabou. Sou assim! Posso ser assim! Não tenho responsabilidades por aí além, vivo em casa dos papás com 28 anos, sou solteiro e sem namorada. Logo, nada me prende em casa depois de jantar. O que, diga-se, tem os seus aspectos positivos!

Ontem, fui com uns amigos à "Estrela do Mar", na praia de Carcavelos. Estava uma noite fabulosa, e pareceu-me bem aquele bar. Pouco depois de lá estar, começa a cantarolar um tipo qualquer. Sim, pelo título ficam a saber que era brasileiro, mas para já isso é completamente irrelevante. Quando queremos estar à beira mar, minimamente descansados, depois de um dia de trabalho é normal que queiramos também ouvir pouco barulho. E o tipo não era empregado do bar... Era simplesmente um amigo dos outros empregados. Foi para ali 'avacalhar'! Porque cantava violentamente mal, porque era extremamente incomodativo aos ouvidos de qualquer pessoa presente ali.

Quem me conhece, sabe que tenho níveis de tolerancia muito, mas mesmo muito elevados. Mas fiquei extremamente irritado com o tipo. Música má (nível carroceiro) e sem saber cantar... A mim irritou-me! Muito! Ao ponto dos meus amigos dizerem "bom, vamos mudar de bar". Não é normal eu "passar-me" tanto! Não é mesmo.

Faz-me confusão estas pessoas aqui... Não tenho nada contra imigrantes! Nada mesmo! Mas quando as pessoas vêm para cá deviam adaptar-se à nossa cultura e não nós à deles! Quando os nossos foram para França tiveram que se adaptar à forma de vida deles. Parece-me justo o recíproco. Note-se que isto não é intolerancia pura. Simplesmente respeito.

Mas eu também não gosto muito da cultura Brasileira... Pelo menos aquela das novelas! Enerva-me profundamente. Daí talvez uma certa intolerancia com os brasileiros... Claro que a cultura brasileira vai muito além disso, mas eu é que não a conheço.

Note-se que não escrevo isto de um ponto de vista xenófobo ou algo assim. Não tem nada a ver com isso, e espero que tenham a inteligencia para compreender o que quero transmitir. Aceito diferentes culturas e formas de estar sem problema nenhum. Mas há sempre limites. E ontem vi alguém que ultrapassou claramente esses limites...

10 comentários:

Elias Monteiro disse...

ok, primeira sugestão , para a próxima , junta-te a ele,se um mau cantor incomoda muita gente, dois maus cantores incomodam muito mais, pelo menos serão os dois expulsos do bar :D
estou mesmo a imaginar-te a cantar musica brasileira LOL.

Quanto aos imigrantes, acho que não há nada a fazer , são cada vez mais e brasileiros então nem se fala , no entanto , como deves ter noção isso é culpa da abertura de pernas de Portugal aos outros paises.
Já ouvi várias vezes as pessoas a dizerem que eles vêm para cá e que nos roubam o emprego , no entanto raramente oiço alguém, que esteja desempregado dizer que aceita um emprego qualquer , que é o que os imigrantes fazem, tal como fazem os portugueses quando vão para fora , aceitam qualquer coisa , desde lavar casas-de-banho a arrumar quartos em hoteis,lavar louça em restaurantes etc. etc., tudo isto pelas mesmas razões que trazem os imigrantes para cá , ganhar mais dinheiro.

Quanto ao adaptarem-se á nossa cultura, é verdade deviam adaptar-se , mas é impossível esquecer a própria cultura deles prq tb aí ,os portugueses não esqueem, quando estão lá fora , de cada vez que mostram programas sobre festas de emigrantes é vê-los com as tradições todas á flor da pele,sem esquecer o belo do garrafão do tintol :D

Em relação a gostares ou não da musica brasileira, eu pessoalmente gosto de alguma e recomendo-te ouvires coisas para descontrair e dançar , faz bem ao espirito, aqui vão algumas sugestões:

Para dançar :

Martinho da Vila
Daniela Mercury
Ivete Sangalo


Para escutar:

Vinicius de Moraes
António Carlos Jobim
Elis Regina
Gal Costa

Etc, etc, etc.


P.S. - ARRANJA NAMORADA !!!

Anónimo disse...

Os portugueses em França a cantarem Edith Piaf ou Jacques Brell.... não me parece.
Experimenta ir ao café "Coutinhos" na Avenida de Portugal (Ferry St) em Newark, NJ (onde há a maior concentração de tugas nos EUA). Lá irás ouvir o belo Tony Carreira todas as manhãs enquanto comes algo parecido com pastel de nata e uma bica.
Essa de adaptar à cultura... o que fica é uma mescla de culturas. Obviamente que me refiro à pessoa que emigrou e não tinha estudos. Não esperes que nesse aspecto o Odaír José lá do Nordeste brasileiro seja diferente.

Anónimo disse...

Não é muito importante onde estamos ou o que estamos a ouvir, quando a companhia nos agrada.

Tu tens é uns "bacanos" de uns amigos...
Que tal moderar a impaciência? :D

Anónimo disse...

Subscrevo o que foi dito acima: é tudo muito bonito sobre a intolerância face a quem vem de fora servir de concorrência aos empregos, mas o que é um facto é que, sem imigração, não terias Expo's, estádios, etc., etc., construídos, já para não falar noutras tarefas que o Zé Tuga não lhe apetece fazer.

Quanto a música brasileira, há para todos os gostos: tens desde o samba das escolas, o Axé da Daniela Mercury/Ivete, passando pelo "rap" (Gabriel o Pensador - muito bom!) e até "heavy metal" (Sepultura), por isso, mais uma vez, reduzi-los apenas a música popular e novelas, é como dizer que os portugueses é só fado e Manoel de Oliveira! :)

Por acaso conheço bué brasileiros/as e dou-me muito bem com eles, daí achar que não podemos sempre generalizar.

Anónimo disse...

Pede uma caipirinha para ti e outra para mim e ................ RELAX my friend !!

Anónimo disse...

A música brasileira não é má. A maioria dos tugas é que ouve a má música brasileira, geralmente o Axé.
Por isso acabamos por ter uma má primeira impressão da música brasileira.

Já foram aqui nomeados muitos bons nomes da música. Fica a sugestão: ouve o programa Portugália, do Henrique Amaro, na Antena3, entre as 21h e as 22h. Lá vais encontrar, ocasionalmente, música brasileira do melhor.

Migs disse...

Sugestão de música brasileira: Chiclete com Banana. Aconselho vivamente.

Anónimo disse...

Oh Van der Migs, Chiclete com Banana não é revista (uma das melhores de sempre)?

Anónimo disse...

Li aqui coisas muito interessantes.
Eu não gosto do povo brasileiro e ponto. Adoro música brasileira e concordo com aesm nos nomes que indica tirando a Daniela e a Ivete que substituo por Zeca Baleiro, Toquinho entre outros...mas não serei um grande exemplo. Aqui no burgo quem me tira Pedro Barroso tira-me um pedaço da alma que me faz falta e naturalmente muitos/as de vós nem imaginam quem é (tirando talvez uma canção que servirá para me aximcalhar....
Quanto à tolerancia, também já fui mais. quando o respeito deixa de ser mutuo as coisas azedam. E aí todos temos muitas culpas, não só "eles". Respeitemos para sermos respeitados (mesmo dentro da nossa casinha...)

Anónimo disse...

Como em Portugal, existe boa e má música brasileira.
Não me vou repetir, vou apenas deixar a minha opinião:Concordo com o aesm em tudo,e com a Gattaparda quando fala de Pedro Barroso e de respeito....não temos que gramar ouvir os outros a cantar...mas tal como em outras coisas, há muitas pessoas (portuguesas ou não)que não têm a noção daquilo que devem ou não fazer, ou seja, não respeitam muito os outros.
Nestes casos, quando não estou bem,vou "parar a outra freguesia", como se costuma dizer....