sexta-feira, abril 17, 2009

Não será hora de mudar as regras?

Não sei se muitos de vós têm acompanhado a questão do julgamento do "The Pirate Bay" - a malta ex-IST, ou melhor, a malta ligada à tecnologia que ainda lê o meu blog possivelmente já sabem que os senhores foram condenados, no tribunal de primeira instancia Sueco, ao pagamento de uma avultada soma, e a um ano de prisão. Num à parte delicioso, li algures num comentário da slashdot ao tema que, ao que parece, na Suécia delitos deste tipo quando dão cadeia são para ser cumpridos quando houver espaço nas cadeias. Fica-se em lista de espera!

Voltando ao tema, os senhores foram condenados por facilitarem o acesso a material que está copyrighted, portanto violando os direitos de autor e os direitos de propriedade intelectual. E terão que indemnizar os tubarões da RIAA (Recording Industry Association of America) e afins numa soma astronómica.

Agora, tenho várias perguntas:
  • Não fará isto lembrar também a questão do video gravador nos anos 80, quando estes mesmos tubarões queriam à força proibir a venda de video gravadores para prevenir a pirataria?
  • Definam-me "Propriedade Intelectual". O que é?
  • Não estará este negócio do cd e do dvd mais do que acabado? Não será a hora de mudar o modelo de negócio, que claramente não funciona no século XXI? Porque carga de água pago mais a instituições do que aos criadores do conteúdo?
  • A seguir atacam onde? No Google? No youtube?
O mundo mudou, é pena que estes senhores da indústria de entretenimento não perceba...

Update: Aqui está um bom link a explicar o que se passa com a história do The Pirate Bay. Em Português do Brasil.

2 comentários:

squiddy - a lula disse...

Com tantos sites do género, torrents, etc, porque é que de vez em quando lá vai um? Não há capacidade para apanhar todos ou esses meteram a pata na poça? A escolha do site a ser julgado é aleatória?

A questão que se põe não é o formato, pois não? Pode-se COMPRAR musica online, sem cd/dvd... quando sacas torrents não estás a dar nada aos criadores do conteúdo...

Ricardo Ramalho disse...

Há outros modelos, o dos RadioHead, dos Nine Inch Nails e outros que eles próprios metem a música online, e quem gosta pode pagar e *vai* lá pagar. Porque quem quer somente piratar não era uma venda perdida sequer. Fosse como fosse não ia comprar a música.

Quem queria ia comprar a fan box e essas coisas, e ia aos concertos! Como vão, seja lá como for. :)

Tu já podes ir ao youtube ouvir a música toda e nem sequer tens que a pagar nesses casos... A questão aqui é preço justo, poderes comprar só o que queres, e antes disso tudo ouvires a ver se gostas.

Parece-me justo.