quarta-feira, abril 01, 2009

MS/TomTom


São conhecidas as minhas posições anti-Microsoft. Não gosto deles como empresa, da sua forma de funcionar e de ver o mercado, claramente monopolista/anti-concorrencial. Não defendem os direitos dos consumidores, apenas os próprios, usando aquela pseudo-imagem de empresa preocupada.

Quando se sentem atacados reagem de forma fraudulenta, como no caso do Office Open XML, ou apelando ao portfolio de patentes de software (felizmente ainda não válidas na Europa e grande parte do mundo), como foi agora no caso do ataque que fizeram à empresa TomTom. Nunca o tinham feito, mas agora já fazem parte das empresas que fazem patent trolling - obter ganhos através de litígio sobre patentes.

O Bruce Perens mete o dedo na ferida acerca do recente acordo entre a Microsoft e a TomTom. Quem tiver dúvidas do desespero da Microsoft e o seu contra-ataque através de patentes de software, que leia aqui.

Em vez de sobreviverem p'lo mérito dos seus produtos - alguns têm esse mérito, é preciso dizê-lo, como o caso da divisão de jogos com a sua XBox - vivem apenas da tentativa de manutenção (fraudulenta em alguns casos) do monopólio.

Interoperabilidade e concorrência leal é coisa que não faz parte do negócio da Microsoft...

Sem comentários: