quinta-feira, abril 02, 2009

Mais conserto, mantenha-se a reciclagem!

Todos falamos de reciclagem, separação para facilitar a mesma através dos vários eco-pontos. Mas esquecemos geralmente que somos imensamente consumistas, que usamos os produtos tal e qual uma pastilha elástica - compra, usa, manda fora. Sem o mínimo de preocupação de ir mais uma vez à loja comprar outro, porque este se estragou e "não vale a pena reparar".

Encontrei no blog "O Vigia", um manifesto acerca disto. Eu não digo "Stop recycling, start repairing", mas digo "Continue recycling but start repairing".

Aqui vai o manifesto:
1. Faça seus produtos durarem mais! Consertar significa a oportunidade de dar a um produto uma segunda vida. Consertar não é anti consumo: é anti desperdício.

2. As coisas têm que ser projectadas para poderem ser consertadas. Designer de produtos: faça coisas consertáveis. Forneça informações claras sobre como consertar. Consumidor: compre coisas que você sabe que podem ser consertadas, ou descubra por que elas não existem. Seja crítico, faça perguntas.

3. Consertar não é substituir uma peça. Não estamos falando em jogar fora a parte que está quebrada, mas de realmente remendar criativamente.

4. O que não mata engorda. Toda vez que você conserta algo você acrescenta ao seu potencial, à sua história, à sua alma e à sua beleza inerente.

5. Consertar é um desafio criativo. Fazer reparos é bom para a imaginação e ensina a usar novas técnicas, ferramentas e materiais.

6. Conserto não sai de moda. Não se conserta para deixar os produtos na moda. Não há datas de validade para produtos que podem ser reparados.

7. Consertar é descobrir. Ao consertar você descobre coisas incríveis sobre como os objectos funcionam. Ou não funcionam.

8. Conserte - mesmo quando a crise acabar. Se você acha que este manifesto tem a ver com a recessão, esqueça. Não estamos falando de dinheiro, mas de mentalidade.

9. Coisas consertadas são únicas. Mesmo falsificações se tornam originais quando você as conserta.

10. Consertar é ser independente. Não seja um escravo da tecnologia - seja seu mestre.

11. Você pode consertar tudo, mesmo um saco plástico. Mas nós recomendamos arrumar uma sacola que dure mais. E, quando ela estragar, consertá-la.
O manifesto original é da Platform 21:

1 comentário:

Squiddy - a lula disse...

Muito bem Ramalhinho! Grande mensagem!
Vamos inverter a mensagem de consumismo que é imposta pela sociedade onde nos inserimos! Ou talvez não... mas como tu dizes, "Mais conserto, (e pelo menos) mantenha-se a reciclagem!"!! :)