Isto aqui de repente ficou com uma névoa de fumo e a cheirar a queimado... Ó meu Portugal, porque raio ardes? :(
Fico muito triste com esta porcaria. Além do facto de cheirar mesmo muito a queimado... :(
Fico muito triste com esta porcaria. Além do facto de cheirar mesmo muito a queimado... :(

7 comentários:
aqui também cheira mesmo MUITO a queimado, até assusta, uma pessoa vê aquelas pessoas no telejornal a perderem as suas casas, sente este fumo e até se arrepia. O que me entristece é isto ser um cenário que se repete todos os anos, a benovolência com que simplesmente se aceita que o Verão é um período de fogos, quase como se fosse um karma português. Mas isto não é só responsabilizar o poder político, seja central ou local, existe também uma incapacidade por parte das pessoas de ultrapassarem as incapacidades políticas existentes no nosso país e responsabilizarem-se elas próprias (mesmo que tal não seja da sua competência) pelo espaço que circunda muitas vezes as susas habitações. Porque muito sinceramente se vamos todos nós assumir essa atitude de esperar que o Sr da Câmara venha limpar o mato à volta da casa, ou desbravar terreno ou seja lá o que for que seja preciso, meus amigos, Portugal arde todo.
Aqui pelo Estoril também cheirou.
Isto arde tudo porque somos estúpidos.
Os que devem não fazem nada, os que deviam exigir não exigem.
Constroem casas no meio do mato e só se lembram que é perigoso quando o fogo já vem a caminho.
Há 3 anos foi impressionante. Não estávamos preparados... aceita-se. Há dois anos só não ardeu mais porque começou a chover a meio do verão - já deviam estar a finalizar os testes das medidas desenvolvidas entretanto. Este ano... tudo a mesma coisa; não há melhoria nenhuma...
Isto numa altura em que já existem bastantes soluções de prevenção e detecção envolvendo satélites e video-vigilância.
Ilustres, as soluções são mais e melhores de ano para ano mas as queixas continuam.
As matas são limpas com a ajuda do exercito, e voluntários para isso, postos de vigia foram aumentados com condições tanto a nível humano como tecnológicos, etc...
Mas agora pergunto, Porquê que esta desgraça volta acontecer de ano para ano?!?
Se calhar porque isto dos incêndios tornou-se um negócio não?!!!!(irónico)
Chegou a altura de alguém responder a estas perguntas:
1. É ou não é verdade que alguns incêndios são provocados pelas empresas privadas que operam os meios aéreos que combatem esses mesmos incêndios?
2. É ou não verdade que alguns incêndios são provocados por quem quer atacar as coutadas e está contra a caça só para elites?
3. É ou não verdade que há incêndios provocados por madeireiros?
4. Onde estão os incendiários que foram apanhados? Foram condenados? Eram todos débeis mentais pirómanos ou actuaram a mando de alguém? Quem os mandou?
5. È verdade que os proprietários continuam a não limpar as matas e as redondezas das casas, como é de lei? Já algum foi condenado?
6. È verdade que temos poucos meios aéreos para o combate aos incêndios? Por que razão o governo não resolve isso de uma vez por todas?
7. Será que comprar uns quantos helicópteros e canadairs não é mais barato do que ter, todos os anos, milhares de hectares de floresta destruída?
8. Por que razão a comunicação social não denuncia todos estes casos, com o mesmo vigor com que denunciou os dois casos de mortes no Hospital de Lagos, após anestesia com um genérico, ou o caso das criancinhas com pneumonia atípica no Hospital Amadora-Sintra? Será que a comunicação social receia perder o espectáculo anual dos incêndios?
Pensem nisso por favor.............
(desculpem este comentário tão extenso e assim, mas há que tocar na "ferida", andamos a brincar com isto tudo não?).
A ferida é tão grande que nem consigo comentar. Quando cheguei esta manhã ao meu terraço, havia uma touca de fumo tão grande que ainda não me passou a sensação de angústia...
Em relação a uma das tuas perguntas, Parafuso, a Rússia tentou no ano passado saldar as suas dívidas externas com Portugal, oferecendo aviões de combate a incêndios (não me recordo o modelo exacto).
Em resposta a isso, o nosso ministro Bagão Félix achou que não, que o que queria era dinheiro vivo e recusou essa troca.
Graças a isso, gastas uma pipa de massa para os 2 Canadair's que tens (um dos quais se espetou no ano passado), que são alugados em Itália. Tipo, já gastámos mais dinheiro em aluguer de aviões que não são nossos, do que ganharíamos com o dinheiro da dívida da Rússia, ficando com aviões para nós!
Mas pronto, é este o mundo em que vivemos. Chateia-me particularmente, porque um dos incêndios a deflagrar perto de Mafra está quase, quase a atingir a casa de um dos meus irmãos.
A resposta do zepires faz todo o sentido, e não queria mesmo ridicularizar esta situação, mas como é o nosso povo nestes momentos dificeis "goza-se" com a situação.
Reparem na imagem deste link
(Quantos aviões e helicópteros de combate a incêndios se podiam comprar pelo mesmo preço de um daqueles submarinos do dr. Portas)
Vejam este artigo de opinião aqui.
Parece-me dar umas tantas ideias... :)
Enviar um comentário